O Manifesto Comunista em mangá



O Manifesto do Partido Comunista, escrito por por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848 é um dos mais importantes escritos políticos de todos os tempos. Poucos textos causaram tanto impacto após seu lançamento e segue até hoje suscitando debates ao redor do mundo. Um texto com tamanha história e repercussão que ganhou inúmeras versões, lançadas em praticamente todos os idiomas escritos do planeta, feito notável e reservado para poucas obras. Versões livremente inspiradas nos escritos de Marx e Engels não faltaram ao longo dos anos, sendo de uma diversidade que atestam sua influência e alcance. Inclusive ganhando uma inusitada versão em mangá.


Lançada no Brasil pela editora L&PM, a versão em mangá faz parte de uma coleção que vêm adaptando clássicos da literatura universal para a linguagem dos quadrinhos japoneses. Esta versão, para aqueles menos acostumados ao tipo de narrativa dos mangás, pode causar certa estranheza inicial, para os já iniciados, seguramente é uma forma interessante de entrar em contato com textos clássicos em uma linguagem talvez mais amigável.

O Manifesto Comunista em mangá
Editora L&PM
A obra foi produzida pela equipe da japonesa East Press, estúdio que tem se
especializado em produzir adaptações literárias para os quadrinhos. Justamente por ser uma obra coletiva, diria até que, ironicamente, produzida de forma similar a de uma linha de produção industrial (essas que Marx tanto criticou), à várias mãos, tem sua peculiaridade. Um leitor mais atento não terá dificuldade em observar as variações no estilo de desenhos dos protagonistas da história ao longo das páginas do mangá. É uma experiência um pouco diferente da que estamos acostumados de quadrinhos produzidos por um ou poucos artistas.

Uma outra observação importante é que esta obra é livremente inspirada, com momentos mais fiéis a obra original e outros onde a história ganha caminhos próprios. Não uma simples adaptação do texto com algumas imagens ilustrando, temos realmente uma história, uma narrativa que se desenvolve tendo por pano de fundo o Manifesto Comunista. Na minha opinião foi uma escolha bastante feliz, dando um dinamismo maior e força própria para esta adaptação, ainda que com oscilações e momentos não tão felizes.

Num balanço geral, o mangá do Manifesto Comunista é bastante interessante e vale a pena sua leitura, tanto por pelas suas singularidades, quanto pela força do texto original que lhe inspirou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário