Lula já está condenado. Só falta achar o crime



Engana-se aqueles que acreditam que a aprovação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, pelo Senado, irá encerrar a crise política e a verdadeira "caçada humana" contra o Partido dos Trabalhadores e aliados. Não bastará entregar o poder, de forma não democrática, através da efetiva eleição indireta conduzida pelo parlamento para impôr Michel Temer na presidência. A conclusão desta atual fase será a condenação judicial do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Na verdade, Lula já está condenado. Só falta ainda achar o crime.


O objetivo maior a ser buscado é colocar Lula atrás das grades, isso não resta dúvida. A eventual prisão de Lula seria o golpe final para liquidar definitivamente ao PT. Mesmo com os contínuos ataques sofrido e com a sequência de graves erros políticos conduzidos por sua direção, ainda é o maior partido da esquerda brasileira. Lula preso causaria uma crise política de grandes proporções que colocaria as forças políticas da esquerda na berlinda, com a previsível fragmentação partidária e desarticulação das forças de resistência ao golpe e ao governo Temer.

Sem o PT, a vida do PMDB e aliados ficará muito mais tranquila para promover toda a sorte de medidas impopulares, algumas destas podem vir a ser irreversíveis. Direitos sociais suprimidos, possuem pouca chance de voltarem a ser adquiridos.

Mais do que isso, uma prisão de Lula feriria de morte o seu legado e suas conquistas sociais. A demonização do Estado ganharia proporções ainda mais nefastas e o processo de extirpar o chamado "legado do Lulismo" será profundamente acelerado, de uma forma que as elites jamais conseguiram ou ousaram ao combaterem o "legado do Varguismo". A disputa simbólica junto a sociedade ficará ainda mais desfavorável para as forças políticas de esquerda ou progressistas.

É possível que por uma conjunção de fatores, o complô jurídico-midiático-partidário não consiga elementos para prender Lula, ainda que esta alternativa pareça improvável, isso pode ocorrer. Neste caso, a saída será condenar Lula em uma pena branda, mas que será o suficiente para torná-lo inelegível e impediria um eventual regresso seu ao Palácio do Planalto pela via do voto popular. Muitos acreditam que este será o caminho mais provável a ser adotado pelos golpistas de toga, evitando algum tipo de revolta popular e o retirando do processo político com uma aparência de "justiça" e "imparcialidade".

Lula seguramente lutará com todas as suas forças para impedir este destino traçado. Talvez até tenha sucesso, ainda que os elementos atualmente postos indiquem o contrário. A politização do judiciário para uma posição conservadora e "anti-petista" (em seu sentido mais amplo e difuso) culminaram em uma "partidarização" ativa, que  hoje é largamente hegemônica,

O circo midiático criado pelo juiz Sérgio Moro, que vai desde os vazamentos para a imprensa de grampos ilegais envolvendo Lula e a presidenta Dilma, passando pelo desproporcional aparato policial formado para a condução coercitiva de Lula para prestar um depoimento, são alguns sinais disto. Nenhuma das arbitrariedades de Moro foram reprovadas pelas instâncias superiores do poder judiciário. Uma simples carta enviada ao Supremo (e também vazada para imprensa) onde Moro fez um maroto pedido de desculpas bastaram para seguir sua atuação a margem e acima da lei, prosseguindo  com a conversão da Lava Jato em uma seletiva cruzada salvacionista com pretensões quase messiânicas.

O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. cumpriu zelosamente sua parte. Todos já sabiam previamente qual seria o resultado de sua "investigação". A denúncia contra Lula já estava pronta, antes mesmo de haver qualquer indício, bastava haver algum elemento mínimo para o embasar. Mesmo com flagrantes inconsistências, a delação do senador Delcídio do Amaral foi a justificativa que se precisava.

No próprio Supremo, caso Lula tente recorrer contra eventuais arbitrariedades, o cenário é completamente desfavorável. O julgamento político já foi feito. Salvo alguns poucos ministros, já está configurada uma ampla maioria que irá legitimar sua condenação, seja qual for o crime que o imputem. Falta apenas achar justificativas que deem uma aparência "legal" para a condenação de Lula.

A farsa que virá, seguramente embrulhará o estomago de todas e todos aqueles que sempre se guiaram pelos valores democráticos. Se enganam aqueles que acham que terminará aí. Rupturas democráticas sempre são de penosa reversão e deverá se estender por dimensões da vida do país insuspeitas. Um golpe sabemos como começa, mas jamais sabemos como termina.


12 comentários:

  1. Quanta injustiça contra o presidente Lula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vamos aguardar o mundo da voltas...uma grande roda gigante...apenas não podemos ficar parados assistindo.

      Excluir
  2. Não precisa procurar muito não, tem vários
    Ops é verdade ele não sabia de nada Kkkk mensalão, petróleo, eletronuclear, Belo monte, Dirceu, Delubio,Vacari...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o que for mas o direito em nosso país deve ser igual para todos. Não pode condenar por ouvir dizer. Precisa de provas! Se condenarmos assim, qualquer cidadão poderá ser condenado também. E aí, vai querer adquirir o pacote??

      Excluir
  3. O CRIME DO LULA FOI REDUZIR A POBREZA.....JA MAIS IRÃO PERDOÁ-LO....

    ResponderExcluir
  4. E se não conseguirem ainda podem acabar com a vida dele como já fizeram tanto neste país. Os golpistas travestidos de defensores da justiça. Bandidos, é o que são.

    ResponderExcluir
  5. A condução coercitiva de Lula serviu pra acordar o PT, Lula estava tranquilo, queria mesmo era curtir sua aposentadoria, estava sossegado acreditando que até 2018 haveria um candidato do partido ou da coligação que fosse candidato, sempre respondia" que era cedo demais para pensar no substituto de Dilma"...
    Foram mexer com o homem, pronto.
    A esquerda tava" cada qual no seu quadrado" aí foram mexer com a democracia. ..
    Quanto mais tentam dividir, mais a esquerda se une, se solidariza.

    ResponderExcluir
  6. e tem que ser assim, temos que estar cada vez mais unidos, a união faz a força. E Lula é com certeza a nossa ligação. por Lula e por Dilma, lutar, pegar em armas se preciso for...

    ResponderExcluir
  7. Senhores, em grande verdade, penso que demonizar a legenda não é justo. Sua luta é legítima. Contudo, algo que não consigo acreditar é que o sr. Luis Inácio não enriqueceu ilícitamente.

    ResponderExcluir
  8. E nao sera apenas Lula. O processo neonazista que se instala, iniciara uma cruzada das mais terriveis de caça às bruxas sobre todos os petistas, do mesmo mdo como fizeram os milicas aos comunistas. O que podemos fazer fianre disso, sem m ferir os principios da etica e do respeito às liberdades que tanto preconizamos? Trabalhar seara do bem e do amor ao proximo, pois, se o que desejamos é a superacao das condicoess de desigualdades sociais, entao temos que trabalhar para isso sem medo do ódio do opressor. O reino de quem luta pela paz e pela evolucao do espirito humano, nao pode ser o mesmo de quem apenas adora os bens materiais e coloca sua vida em troca de um punhado de coisas que o tempo desgasta e a traca corroi. Minha luta é, por vezes, individual e contra a ignorancia de quem acredita que pode sobreviver sozinho.

    ResponderExcluir