Sobre o blog


Vivemos em um mundo onde o capitalismo tem seu centro hegemônico no norte global. Um mundo marcado por profundas desigualdades, brutal concentração de riquezas e poder e desafios de toda a ordem que exigem respostas. O sul, espaço onde estas marcas do sistema se fazem mais fortes, também é o espaço onde alternativas se constroem. 

O Blog do Sul do Mundo é um espaço onde se buscará refletir sobre algumas destas alternativas.

Na velocidade cotidiana das vidas urbanas, é necessário momentos de um olhar devagar, de reflexão. Tentaremos trazer aqui no blog uma modesta contribuição regular de debates e pensamento crítico.
Pode parecer um pouco amplo demais, e de fato é. Não delimitarei excessivamente os temas e conteúdos que serão abordados no blog, mas sim a forma: publicarei textos de análise, principalmente ensaios de temas contemporâneos. No entanto, como historiador, invariavelmente também olharemos para o passado e vez por outra, por que não, tentar projetar (e sonhar) com o futuro.

A cultura, enquanto campo de expressão fundamental da vida humana, também terá seu espaço privilegiado no blog. Regularmente comentaremos alguns livros, teóricos, literatura e outros  (tag: ),  e traremos doses de artes visuais, seja através da arte de resistência nas ruas do mundo (tag: ) ou na representação do belo nas artes plásticas (tag:). Não restrita apenas a estas manifestações, outras áreas e temáticas terão futuramente seu merecido espaço no blog.

Alguns podem estar se perguntando, qual a razão deste mapa do mundo de cabeça para baixo no blog? 

A representação mais difundida do mapa do mundo colocam a Europa e os Estados Unidos em uma posição central no globo, não raras vezes representados em proporções ligeiramente desproporcionais ao seus tamanhos territoriais reais. Também é frequente um certo esquecimento que a terra está sempre em movimento, em constante rotação, onde o 'norte' e o 'sul' invertem suas posições de tempos em tempos. Este exercício simbólico serve como uma boa metáfora da vida e das possíveis - e necessárias - mudanças na organização social, política e econômica das mulheres e dos homens deste planeta, onde a dicotomia norte e sul deixe de ter o atual sentido.



Me chamo Erick da Silva, sou historiador formado na Ufrgs, militante e escrevo desde Porto Alegre, no sul do Brasil.

Sou blogueiro fazem já alguns anos, desde que surgiram as primeiras plataformas neste formato. A ideia de qualquer indivíduo ou coletivo poder ter seu próprio "veículo" de comunicação por um baixo custo sempre me atraiu, mesmo sabedor de seus limites. Após um longo período editando o blog Aldeia Gaulesa, resolvi encerrar suas atividades e iniciar um novo projeto, que apontasse para uma outra linha editorial, sem evidentemente, mudar de lado e posição política. Foi daí que nasceu a ideia de criar este novo blog no final de 2015.

Sem proselitismo, não me esquivarei em assumir posição. Crítico ao sistema, sou anticapitalista e defensor do socialismo como perspectiva de emancipação humana. 

Sugestões, críticas e colaborações, das mais diferentes formas, mais do que aceitas, são fundamentais para o sucesso e a continuidade deste blog.

Obrigado pela visita ao Blog do Sul do Mundo!

2 comentários: