2015: lembranças de um ano ruim (que não terminou)


Foto de Beata Czyzowska Young


O ano de 2015 não deixará saudades, pelo menos para a imensa maioria dos viventes. Nosso mundo segue um lugar violento, desigual e marcado por uma irracionalidade estrutural travestida de discurso racional. Não é um fenômeno novo, mas sua persistência inabalável espanta, mesmo que fissuras existam e a resistência, ainda que enfraquecida, jamais tenha deixado de ocorrer.

Para nós brasileiros foi um ano especialmente ruim, tão ruim que por vezes temos dificuldades de perceber alguns dos contornos principais do que está acontecendo no mundo que nos cerca. 


Se olharmos para a economia veremos, por exemplo, que os reflexos prolongados da crise econômica deflagrada em 2008 persistem, com os mesmos “remédios” equivocados sendo adotados em larga escala. O exemplo dramático da Grécia mostra como os fundamentos geradores da crise não só não foram atacados, como persistem como a “única alternativa possível”. O mais dramático é que esta ideia, mesmo que com variações, hoje não sofre questionamento algum no interior do centro do poder político global. A ideia da “austeridade”, do “ajuste fiscal”, do “estado mínimo” e outras cantilenas seguem amplamente hegemônicas.

Obviamente, a crise na economia não é um fenômeno isolado do Brasil e mais um punhado de países, pelo contrário. As ilhas de bonança, em um mundo em recessão, são cada vez mais raras, devendo ser tratadas com a sua devida excepcionalidade e não como a regra.

Não apenas na economia tivemos um ano ruim mas em quase qualquer área que se foque não será difícil constatar que o saldo do ano é negativo, afora pontualidades no plano individual ou de pequenas coletividades. Os conflitos armados pelo mundo seguem com força, o “fantasma” do terrorismo ganhou um novo impeto em 2015 e tornou-se uma questão ainda mais complexa de ser confrontada. Os ataques em Paris aparentemente não serão os últimos a espalharem o medo no continente europeu, as reações das nações ocidentais seguem os mesmos velhos equívocos em lidar com o mundo árabe. A entrada da Rússia no conflito com o ISIS na Síria representa um fator novo, mas ainda não está claro se terá capacidade de alterar o curso dramático dos acontecimentos. Os sinais apontam como pouco provável, devendo se prolongar a escalada de violência na região, assim como sua potencialidade irradiadora para outros cantos.

Não pretendo aqui seguir com um longo balanço retrospectivo do ano de 2015, pincelei algumas coisas e acrescentarei ainda poucas outras apenas para esboçar um quadro geral. Lembranças imediatas de um ano ruim. A sensação de que estamos vivendo no limite do “pior dos mundos” é recorrente, na verdade, se observarmos atentamente, temos apenas anos ruins alternados por anos ainda piores. A “humanidade”, este ente abstrato que representa a coletividade das pessoas que habitam este planeta, jamais vivenciou anos plenamente “bons”, pelo menos desde que o capitalismo é o sistema dominante no mundo. Por honestidade, contudo, devesse reconhecer que antes do capitalismo tínhamos outros tantos problemas, mas cuja escala é incomparável, assim como suas prolongadas consequências.

Mas voltando ao ano de 2015, não vou pormenorizar nossos problemas locais, o olhar agora é para o mundo. Sobre o Brasil comentarei noutro momento. Tivemos este ano a 21ª Conferência do Clima (COP 21), ainda que muitos esperançosos acreditavam que após tantos desastres ambientais a assolarem o globo alguma mudança mais significativa poderia se concretizar, não foi o que ocorreu. Verdade que conseguiu-se obter um acordo, mas os limites de seu alcance são tão flagrantes, que é difícil alguém, com sinceridade, apontar que mudanças na escalada predatória sobre o meio ambiente irá ter algum avanço no curto ou médio prazo.

No plano político, tem chamado a atenção o avanço do conservadorismo e de forças situadas no âmbito da direita. A vitória de Macri na Argentina, o crescimento de forças nacionalistas em diversos parlamentos entre outras, ampliam a sensação de um processo inequivocamente regressivo. O paradoxo é tamanho que a mensagem do Papa Francisco, neste deserto conservador, acaba se revestindo de um claro sentido progressista. Quem imaginaria, a pouco tempo atrás, que teríamos na figura do Papa uma das principais vozes críticas no mundo?

Se o início desta década foi marcada por novas manifestações e ativismos que tomaram as ruas, como o 15-M na Espanha, o Occupy nos EUA, a chamada “primavera árabe” e etc, seu saldo global não é muito animador. Fora o exemplo espanhol com a consolidação do Podemos como uma nova força política mudancista, no geral, pouco se avançou em novas formas de reorganizar as aspirações populares. Como ponto singular neste panorama geral, talvez o grande fato que 2015 registrou é o avanço da reaproximação entre Cuba e os EUA, possibilitando um caminho para o fim do cruel embargo que à décadas flagela a ilha.

São tantas as questões que seguem em aberto, que não me parece loucura afirmar que 2015 não irá terminar, ou melhor, 2016 não será uma ruptura, mas um prolongamento deste mesmo ano ruim. Apesar disso, gostaria aqui de fechar com uma mensagem de esperança, tão necessária para nos mover e impedir que a apatia nos assole frente a tantas adversidades. Esperança que pode se sustentar em elementos que nos permitem projetar algumas mudanças no cenário, mesmo que pontuais. As lutas sociais ao redor do globo nunca deixaram de existir e nem deixarão. Elas podem não ganhar os devidos holofotes da grande mídia e serem silenciadas pela narrativa dominante, mas em algum momento se farão notar, e quando isso ocorrer, não faltará aqueles que ficaram espantados, afinal, na normalidade da irracionalidade dominante, tudo que foge do roteiro é negado e visto como impossível. Mas o impossível acontece, afinal, o possível apenas se repete.

Um comentário:

  1. Que 2016 seja melhor que esse ano horroroso!
    Abraço e feliz ano novo para vc!
    Suelen

    ResponderExcluir