Michel Temer presidente colocará o Brasil em uma posição única no mundo
Sim amigas e amigos leitores, o título acima não é nenhum exagero: Michel Temer presidente colocará o Brasil em uma posição única no mundo.
Explicando melhor: Temer foi condenado recentemente pela justiça eleitoral. Virou "ficha-suja" e assumindo será o único presidente inelegível do mundo a assumir o poder.
A Lei da Ficha Limpa impede candidatos condenados a concorrerem em disputas eleitorais e assumirem cargos eletivos. Condenado por crime eleitoral em segunda instância e ao pagamento de multa de R$ 80 mil, Michel Temer, no entanto, poderá assumir a Presidência da República em caso de eventual afastamento de Dilma Rousseff e, assim, tornar-se o primeiro presidente "ficha-suja" do Brasil.
Segundo o promotor autor da ação contra Temer, José Carlos Bonilha, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, como a Constituição prevê dentre as atribuições do vice-presidente a possibilidade de assumir a Presidência em caso de afastamento do titular, a condenação eleitoral do peemedebista não o impede de exercer a função de chefe maior da República.
A situação que já é inusitada para o contexto brasileiro, se comparada com outros países democráticos ao redor do mundo, fica ainda mais sui generis.
O ingresso de um presidente legalmente inelegível ao posto máximo é uma situação única no planeta. Em nossa rápida pesquisa junto aos presidentes (ou cargo similar) ao redor do mundo, nenhum dos países das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania, cujos regimes políticos se dá pela via democrática, vivem uma situação semelhante. Situações ditatoriais ou monarquias foram desconsideradas nesta nossa pesquisa.
Os aliados que arquitetaram o plano para colocar Michel Temer presidente, através de uma via indireta (ou golpista, se preferir) podem se orgulhar de mais este feito paradoxal: estarão "elegendo" um presidente inelegível para o Brasil.
Parabéns aos envolvidos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário