A imagem símbolo de Michel Temer nas Olimpíadas



No turbulento processo político que vive o Brasil, com Michel Temer assumindo a condição de presidente interino e ostentando uma popularidade inferior a da própria presidenta afastada Dilma Rousseff, o país vive uma situação muito peculiar, para dizer o mínimo.

Raras vezes uma única imagem consegue captar a essência de um momento, mas quando isso ocorre, o resultado é magistral. A foto acima é um destes raros momentos e se deu na coletiva de imprensa de Michel Temer, no dia da abertura das olimpíadas. A autora é Regina Schmeken para o Süddeutsche Zeitung, de Munique, na Alemanha.

Pode até parecer, mas a imagem acima não é uma montagem, pelo contrário, o momento em que ela se deu foi ainda mais constrangedor e patético que a "fala" de Temer na abertura dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro.


Antes da cerimônia de abertura, Temer concedeu uma entrevista, mas para surpresa geral dos jornalistas presentes, foi montada uma grade de proteção usada para proteger o presidente interino. Talvez, de certo, estaria ele temeroso que pudesse sofrer algum tipo de "ameaça' ou "ataque" dos profissionais de imprensa que lá estavam, por dever de ofício, realizando a cobertura da fala do interino.

Nunca é demais lembrar, para destacar o aspecto patético da grade, que todos os jornalistas estavam previamente credenciados.

Como bem sintetizou o jornal de Munique, em reportagem sobre os jogos olímpicos e a estranha coletiva concedida por Temer: "A jaula de ferro no centro de imprensa se apresenta com uma bizarra construção para uma entrada em cena também bizarra. Discursou um dos seres mais medrosos no Brasil atual, Michel Temer, o presidente interino.

Este tipo de ocasião sempre é usada para que políticos coloquem o esporte aos serviços da política. Até agora os políticos ocidentais usaram as luzes do esporte para iluminarem a si mesmos. No Brasil os jogos olímpicos são políticos de uma maneira bem nova. O representante máximo do país faz de tudo para não ser visto. Na verdade Temer não estava realmente presente na abertura dos jogos. Se ele não fosse vaiado ninguém perceberia seu aceno envergonhado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário